Re: [shell-script] Váriavel em outras instancias da bash

From: Edson Marquezani Filho
Subject: Re: [shell-script] Váriavel em outras instancias da bash
Date: Wed, 23 Jul 2008 08:56:16 -0300

2008/7/22 Julio C. Neves <address@hidden>:
> Fala Felipe,
> instância é muito vago. Se vc declara no seu prompt
>
> export Salario=1000
>
> e em seguida chama um script, a variável salário é visível neste script. Se
> o seu problema é o oposto, isso é seu script gera uma variável e vc que
> vê-la no prompt, dispare o script com o cmd source ou ponto (.)
>
> source script
>
> ou
>
> . script
>
> Todo o ambiente de script será visível no prompt ao seu final.

Essa história de escopo do shell me confunde um pouco.

Eu tenho um script em que uma das variáveis obtenho de um ldapsearch
que precisa levar junto uns dos parâmetros passados por linha de
comando. Algo que ficaria do tipo: var=`ldapsearch $1` , só que vi que
isso não funcionava. Sem muita paciência pra ver uma forma elegante de
fazer isso, fui logo mandando a saída pra um arquivo texto e depois
recuperando.

Posso dar um export numa variável própria do shell ? Não faz muito sentido né.

Porém algo assim: NOME=`cut -d '#' -f 2 <<< $aluno` funciona, sem que
eu tenha exportado a variável "aluno".

Porque, se estou abrindo uma outra sessão do shell ?

--
 >>> http://edsonmarquezani.wordpress.com <<<