somar tamanho de diretorios

From: sergiolinux1
Subject: somar tamanho de diretorios
Date: Tue, 09 Sep 2008 17:59:23 -0000

Olá pessoal,

Estou fazendo um script para backup em fita onde tenho uma lista com
os diretorios.
Quero somar os megas desses diretorios e se a soma der mais que o
total da fita, ele da uma mensagem e sai.

Estou fazendo assim:

LINHAS=`wc -l < lista.com.diretorios.txt`
for i in $(seq "$LINHAS"); do
        du -s `sed "$i"d $LISTA` >> log.txt
done

Oque me gera uma lista com:
1900  /tmp
100   /boot

Agora como posso fazer para somar esses valores?

tentei:
for i in $(seq "$CONTADOR"); do
        A='sed "$i"q log.txt |awk '{print $1}''
        SOMA='expr $A + $SOMA'
done

Mas não tem funcionado e estou perdidinho.

Obrigado a todos....