Re: [shell-script] Problemas com script para remoção

From: Leandro Santiago
Subject: Re: [shell-script] Problemas com script para remoção
Date: Sun, 21 Sep 2008 22:16:15 -0300

Me parece que lhe faltam os fundamentos da linguagem...

Recomendo as leituras do site do Aurélio, do Thobias e do Julio Neves:

http://www.aurelio.net
http://thobias.org
http://www.julioneves.com

Ah, e para não eu paracer chato, quando você chama "$variável", está lidando unicamente com o conteúdo da mesma (no bash! :-)). Já quando diz "variável", está lidando com, digamos, seu "endereço de memória". Se quer, por exemplo, definir uma variável com o comando read, você não precisa saber seu conteúdo, mas seu "endereço". Logo, read $var é uma construção falha - embora não dê erro de execução, pois será um read sem argumento algum), enquanto que read var é uma construção válida, pois sei onde (endereço) jogar a informação.

Quanto à sua atribuição, no bash uma atribuição da saída de um comando é assim:
var=$(comando executado)

Quando você faz ...

var=(comando executado)

... está definindo um array com os elementos comando no índice zero e executado no índice um (embora o comando que você executou falhará) por sintaxe inválida.

Acredito que você tenha feito confusão entre o bash e outras linguagens, como o php, perl e csh :-)

Boa sorte na leitura :-)