Re: [shell-script] Agenda telêfonica

From: Raul Libório
Subject: Re: [shell-script] Agenda telêfonica
Date: Thu, 25 Sep 2008 14:10:10 -0300

Fala man, blz!!

olhando seu script acho q posso dar algumas sugestões de melhoria, mas são
apenas sugestões :D

# ---- go go go!!

#!/bin/bash
cd $PWD  <-- não entendi

[ -e .telefones ] || echo >>.telefones
sort .telefones -o .telefones
|   echo
|   echo "1) Adicionar contato"
|   echo "2) Buscar contato"
|   echo "3) Mostrar lista de contatos"
|   echo -n "Escolha o número correspondente à opção desejada: "
|   read NUM
#---------
Esse trecho aqui eu faria assim:
1. Criaria uma variável com o conteúdo do menu;
2. Chamaria esta variável com o comando 'read -p', exemplo:

MSG="
a)funciona
b)nao funciona
c) sera q funciona?

"
read -p "$MSG" NUM
#---------

case $NUM in
1) echo
{
read -p "Digite o nome do contato: " NOME < -- hehe, aqui vc usa!
if grep $NOME .telefones > /dev/null
then
echo
echo "O contato $NOME já existe"
echo
exit
else
:
fi
read -p "Digite o número do telefone: " TEL
echo
echo "Nome: $NOME"
echo "Telefone: $TEL"
echo
read -p"Confirmar dados? [s/n]" RESP
test $RESP = n && exit
echo "$NOME~$TEL" >> .telefones
echo
exit
}
;;

2) echo
{
read -p "Digite o nome do contato: " NOME
echo
cat .telefones | grep -i $NOME | tr "~" \\n
echo
exit
}
;;
3) echo
{
cat .telefones | tr "~" " "
echo
exit
}
;;
*) echo "Digite uma opção válida." <-- cuidado com esses sinais diacriticos!
esac
echo

Bom... ao ver assim por alto, deu pra perceber que dá pra reduzir a qtde. de
'echo's.

Enfim... da uma vasculhada nas opções desses comandos que você consegue
reduzir em algumas linhas e processamento essa sua aplicação.

abraços!
--

Raul Libório
UniJorge Redes - www.redesfja.com

" Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e, em seguida, trocarmos as
maçãs, eu e você ainda teremos uma maçã cada um. Mas se você tem uma idéia e
eu tenho uma idéia e trocarmos essas idéias, então cada um de nós terá duas
idéias. "

George Bernard Shaw

Dúvidas: enviar para /dev/null