Dúvida com awk

From: Victor Hugo Leite
Subject: Dúvida com awk
Date: Tue, 30 Sep 2008 13:43:16 -0300

Boa tarde pessoal, estou utilizando awk em um script porém me surgiu uma
dúvida.

Preciso em um script pegar todos os caracteres de uma determinada linha e
exibi-los com o print do awk apos o segundo separador, seria mais ou menos
um cut -d" " -f2-
Já li sobre o $NF do awk porém acredito que seria necessário fazer um for
dentro do awk.

Alguem sabe se existe alguma forma de escrever o "cut -d" " -f2-" no awk de
maneira simples ?

Apenas prareforçar a necessidade de ser em awk, preciso executar
awk 'dup[$1]++{print $2}'
porém no lugar do $2 preciso utilizar algo como a funçao do cut.

Hoje fiz da seguinte forma awk 'dup[$1]++{print}' | cut -d" " -f2-
mas o cut degrada a velocidade de execução do script.

Alguem tem uma luz ?

Forte abraço a todos.

Victor Hugo Leite.