Re: [shell-script] sed com múltiplos padrões

From: jimmy
Subject: Re: [shell-script] sed com múltiplos padrões
Date: Wed, 26 Nov 2008 18:19:44 -0200

On Wed, Nov 26, 2008 at 05:48:55PM -0200, César Vianna wrote:
> Pessoal, quero fazer um sed para substituir caracteres especiais por seus
> respectivos códigos HTML.
>
> Por exemplo,
>
> sed 's/é/\&eacute\;/' arq.html
> sed 's/ç/\&ccedil\;/' arq.html
>
> Agora se eu quiser colocar todos caracteres no mesmo sed?
>

> --
> César Vianna
> -------------------
> Prefira o que é positivo e múltiplo; a diferença à uniformidade; o fluxo às
> unidades; os agenciamentos móveis aos sistemas.
> Gilles Deleuze & Felix Guattari
>
> ------------------------------------

saudações césar,

o sed interpreta o ";" e a quebra de linha "\n" como separador de
comandos, exatamente com como no shell, isto posto, você poderia avaliar
alguma das sugestões a seguir:

sed 's/é/\&eacute\;/; s/ç/\&ccedil\;/' arq.html

ou

sed 's/é/\&eacute\;/
s/ç/\&ccedil\;/' arq.html

ou ainda (recomendo) criar um script em sed e setar permissão de
execução para ele:

----
#!/usr/bin/sed -f

s/é/\&eacute\;/