usando o trap

From: edmarssouza
Subject: usando o trap
Date: Sun, 30 Nov 2008 08:11:45 -0000

Oi galera, tudo bem?
Agradeço a lista por sempre me ajudar nos meus problemas, agradeço
mesmo de coração, só o linux pode proporcionar este tipo de
compartilhamento de informações, amo esse sistema ele é demais.
Mais é o seguinte estou com um mini-probleminha, preciso saber qual é o
sinal que bloqueia a tecla ctrl+z (não o ctrl+c), para usar no trap? E
outra alguém pode me indicar um livro de awk para usar em shell, de
preferência em português?
Agradeço de coração qualquer ajuda. Até mais galera. E um abração para
o Julio Neves.