Re: [shell-script] Saber se um arquivo é um arquivo texto.

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Saber se um arquivo é um arquivo texto.
Date: Thu, 18 Dec 2008 22:00:48 -0200

Fala Elder,
Realmente a idéia que te dei não tem teste nenhum, então provoque-o! Que tal
assim?

#!/bin/bash
if [ $(cat "$1" | wc -c) -eq $(strings "$1" | wc -c) ]
then
    cat arquivo
else
    echo Acho melhor vc não listar este cara "($1)". Deve ser um binário
fi

Acho que o script é auto explicativo. Salve este script no arquivo "cata" e
teste-o assim:

./cata /bin/ls (sugestão do meu amigo Eri) e em seguida faça ./cata
/etc/passwd.

--
Abração,
Julio