Re: [shell-script] Verificar se existe um determindado arquivo nos respe

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Verificar se existe um determindado arquivo nos respectivos diretórios
Date: Tue, 23 Dec 2008 20:33:16 -0200

O problema do Airton é que ele quer que o pessoal adivinhe seus pensamentos.
Esse script fui eu que escrevi pq ele me pediu em pvt que o usuário só
pudesse listar 2 diretórios. Então até brinquei achando que o usuário tinha
QI de ameba. Depois ele me perguntou como poderia ler o nome do arquivo. Eu
ensinei a fazer o read para o UNIX, depois ele me perguntou como acoplaria o
read no script anterior. Então eu disse que não sabia o que ele pretendia e
ele preferiu vir à lista (como deveria ter feito desde o início) e
finalmente ele deu uma pista clara. Clara pra mim que já estou na 4a. troca
de msgs, pela respostas dadas até agora, é pq vcs tb não entenderam.

Ele agora disse: "O usuário precisa saber se existe um determinado arquivo
nos diretórios acima, como faria isto para atender tal necessidade". Aleluia
irmão! Finalmente um frase estruturada, ainda assim sem explicar o problema
pq ao invéz de descrever o seu problema, preferiu mostrar um script furado
que eu fiz, baseado em informações furadas que ele me passou.

Vou resolver esse problema dele e vou fazer uma proposta para a lista: a
partir de hoje só responder às pessoas que mostrarem que tentaram resolver
seus problemas e não conseguiram e, muito importante, que nos dediquem um
pouquinho do seu precioso tempo para nos descrever de forma clara o seu
problema, de forma a pouparem um pouco o nosso tempo, já que somos nós que
estamos ajudando.

Isso pode ser coisa de velho rabujento, mas acho que estou certo. Airton,
pela última vez aí vai:

echo -c "Nome do arquivo: "
read Arq

if  [ -f "/i6/opt/apl/vld/conv/$Arq" -o -f "/f45/test/$Arq" ]
then
    echo Arquivo existe
else
    echo Arquivo não existe