Re: [shell-script] Converter arquivo EBCDIC para ASCII

From: Isac Luz
Subject: Re: [shell-script] Converter arquivo EBCDIC para ASCII
Date: Tue, 27 Jan 2009 23:32:23 -0200

Eu uso um script que eu fiz para estes casos, segue:
*#!/bin/sh
# Parametros: $1 - Arquivo
#             $2 - Tamanho para conversao

if [ "$1" = "" -o "$2" = "" ]; then

 echo "Favor executar ./ebcdic_ascii.sh <arquivo> <blocagem> !"

else

# Nome de entrada do arquivo
arq=$(basename $1)
# Diretorio onde se encontra o arquivo
dir=$(dirname $1)
# Diretorio para testes

## Troca os caractes binarios NULO "@" pelo caracter INTERROCAGAO "o"
awk '{ gsub("@","o",$0) ; print $0 }' $1 > ./$arq.temp1

## Converte arquivos de xxx posicoes
dd if=./$arq.temp1 of=./$arq.temp2 conv=unblock,ascii cbs=$2

## Troca os caractes INTERROGACAO pelo ESPACO BRANCO
awk '{ gsub("?"," ",$0) ; print $0 }' ./$arq.temp2 > ./$arq.temp1

## Efetua o calculo do total de linhas do arquivo e retira a ultima com o
ctrl+M
total=$(cat ./$arq.temp1 | wc -l)
novo=$(($total-1))
head -$novo ./$arq.temp1 > $1