Alguma forma de rolar a leitura de um arquivo todo?

From: Kurt Kraut
Subject: Alguma forma de rolar a leitura de um arquivo todo?
Date: Sun, 8 Feb 2009 21:03:54 +0000

Aloha,

Eu tenho feito muitos trabalhos em que preciso que o script leia linha
por linha de um log e a interprete. A forma que tenho feito o trabalho
é essa:

i=1
while [ $i -le 33486 ]
do
  line="$(head -$i arquivo.log|tail -1)"
  echo AS$line >> list05.txt
  i=`expr $i + 1`
done

Onde arquivo.log tem 33486 linhas. Este script levou 8min58sec para
ser executado em um servidor ocioso. Acompanhando o tail -f list05.txt
vi que a escrita era em rajadas. Toda a performance me pareceu
bastante insatisfatória.

Alguém me recomenda uma forma mais eficiente de ler um arquivo linha a linha ?

Desde já agradeço a atenção,

Kurt Kraut (address@hidden)