Processo zombie

From: Alexandre Gorges
Subject: Processo zombie
Date: Mon, 23 Mar 2009 21:16:52 -0300

Boa noite lista,

Estou com um problema estranho, procurei no histórico da lista e não
encontrei um problema igual.

Eu tenho alguns scripts em bash com vários cases dentro.
Não é sempre, mas as vezes, sem motivo aparente, alguns processos ficam como
zombie e defunct.
Ai mato o processo na mão, depois de um bom tempo aparece um outro processo
como zombie.

root     23583  0.0  0.0  2304  244 ?        T    14:15   0:00
/usr/local/bin/verifica Email_lista_ativados
root     23584  0.0  0.0     0    0 ?        Z    14:15   0:00 [verifica]
<defunct>
root     23585  0.0  0.0  2424  244 ?        T    14:15   0:00
/usr/local/bin/verifica Email_lista_ativados
root     23586  0.0  0.0     0    0 ?        Z    14:15   0:00 [verifica]
<defunct>

Minha dúvida é, se existe uma forma de prevenção para não acontecer isso, ou
se acontecer o script tomar alguma atitude.
Outra dúvida é por que isso acontece?

Não sei se tem algo, mas em servidores que rodo na rede interna não acontece
isso, mas em servidores que acesso remoto, se der um pequeno delay quando
abre a página que chama o script, o processo fica em zombie. Ex. Aperta o
botão para listar uma operação e não acontece, ai aperta denovo para abrir a
página. Quando vai ver no ps, o primeiro processo está como zombie !

[]'s
 Alexandre Gorges ⌘
http://algorges.blogspot.com
http://www.dag.eti.br