Re: [shell-script] Parentesco de um processo?

From: Jorge Barros de Abreu
Subject: Re: [shell-script] Parentesco de um processo?
Date: Tue, 21 Apr 2009 05:42:14 -0300

O script abaixo lista todos os filhos de um determinado pai.
É o contrário do que você especificou: mostrar o pai de um filho.
Espero que ajude.

#####################################
#!/bin/bash
#
#numero de processos filhos de um dado processo
#uso $0 pid_do_pai_a_ser_pesquisado
j=`ps --ppid $1 | sed 1d | wc -l`
if [ "$j" = "0" ]
    then
        continue
elif [ "$j" != "1" ]
    then
        echo -e "o comando `ps -o command $1 | cut -d' ' -f1- | sed 1d |
tr -d ' '`\
        \nsendo executado no processo pid $1\npossui $j filhos:"
        ps --ppid $1 -o command,pid | sed 1d
elif [ "$j" = "1" ]
    then
        echo -e "o comando `ps -o command $1 | cut -d' ' -f1- | sed 1d | tr -d
' '`\
        \nsendo executado no processo pid $1\npossui $j filho:"
        ps --ppid $1 -o command,pid | sed 1d
fi

--
Data Estelar 2454942,834132