Re: [shell-script] Arrumar nomes de arquivos com caracter "\372"

From: César Vianna
Subject: Re: [shell-script] Arrumar nomes de arquivos com caracter "\372"
Date: Wed, 13 May 2009 14:43:55 -0300

Continuando...
Qual o motivo do erro abaixo?
 ls TomZé-1968/|file -i -
/dev/stdin: writable, no read permission

*Contexto:*

Estou usando o iconv para corrigir a codificação dos arquivos. Mas, tenho
que testar qual a codificação atual do arquivo, caso contrário, os
caracteres especiais ficam corrompidos.

*Exemplo com Resultado Esperado*
$ ls
TomZ?-1968  tomz-1968.zip

$ ls |file -i -
/dev/stdin: text/plain; charset=iso-8859-1

$ while read line; do echo "$(iconv -f iso-8859-1 -t utf-8 <<< $line)"; done
< <(ls)
TomZé-1968
tomz-1968.zip

*Exemplo com Resultado Não Desejado*

$ ls
tomz-1968.zip  TomZé-1968

$ ls |file -i -
/dev/stdin: text/plain; charset=utf-8

$ while read line; do echo "$(iconv -f iso-8859-1 -t utf-8 <<< $line)"; done
< <(ls)
tomz-1968.zip
TomZé-1968

*Então, meu script precisa testar se o arquivo está em iso-8859-1 para então
converter.*

--
César Vianna