Duvida teste variavel

From: Marcus Gmail
Subject: Duvida teste variavel
Date: Wed, 20 May 2009 12:31:30 -0300

Boa Tarde!

Queria fazer um teste para saber se uma variavel contem valor ou nao. Caso nao contenha o programa encerra e manda uma mensagem para a tela. Encontrei no aurelio.net algo que, em tese, sanaria meu problema. Segue a explicacao.
1 - Olha que o diz no site do aurelio.net (canivete de bolso)

${var:=texto}| -->  Se var não está definida, retorna o erro 'texto'

O teste que eu fiz

cat lala.sh
#!/bin/bash
#teste
crmail=$1
crsenha=$2
crquota=$3
${crmail:?teste}

#./lala.sh
./lala.sh: line 5: crmail: teste

#./lala.sh 1 2 3
./lala.sh: line 5: 1: command not found

Alguem sabe como testar o conteudo da variavel, algo como o [ -f ] do arquivo.

Abs, fique com Deus!