Soma de campos especificos de varios arquivos

From: estudo_linux
Subject: Soma de campos especificos de varios arquivos
Date: Tue, 02 Jun 2009 14:58:24 -0000

Boa tarde a todos,
Sou novo nessa área e estou me mantando um pouco para tentar elaborar um script
para somar campos especificos de diversos arquivos.

mes=""

echo "                      Digite o Mes que deseja consultar"
while read mes
do
case $mes in
01) break;;
02) break;;
03) break;;
04) break;;
05) break;;
06) break;;
07) break;;
08) break;;
09) break;;
10) break;;
11) break;;
12) break;;
esac
echo "                      Digite um valor de 01-12"
done

echo -n "Verificando Relatorios"&&sleep 1&&echo -n "."&&sleep 1&&echo -n
"."&&sleep 1&&echo -n "."&&sleep 1&&echo -n "."&&clear

cat /home/anunes/rel-pflogsumm/pflog-$mes-* | grep received |cut -d " " -f1-6
|nl|

Dentro dessa pasta \rel-pflogsumm\ tem 2 arquivos são eles: pflog-06-01.txt e
pflog-06-02.txt, a cada dia ele gera outro arquivo.

Ao executar esse comando ele traz o seguinte resultado:

     1      689
     2    29641k  bytes received
     3      time
     4     7277
     5   459794k  bytes received
     6      time

Tenho que pegar apenas os campos de "recebidos" que estão indicados pelo numero
1 e 4, mas nem sempre são nos mesmos numeros.

o formato do arquivo original é assim:

Postfix log summaries for May 31

Grand Totals
------------
messages

    689   received
    602   delivered
      0   forwarded
      0   deferred
    204   bounced
    569   rejected (48%)
      0   reject warnings
      0   held
      0   discarded (0%)

  29641k  bytes received
  29632k  bytes delivered
     95   senders
     59   sending hosts/domains
    253   recipients
    128   recipient hosts/domains

E depois tenho que somar os campos de recebidos de todos os arquivos e mostrar
o resultado total de arquivos recebidos.

Peço ajuda a todos, pois o meu conhecimento não vai muito alem desses comando
ainda, estou aprendendo ainda....

Muito obrigado!