Re: [shell-script] Qual o meu erro.

From: Cléoson Barreto
Subject: Re: [shell-script] Qual o meu erro.
Date: Wed, 24 Jun 2009 13:45:42 -0300

Olá!

     Na comparação do while, você está usando "<". O shell vai interpretar
isso como redirecionamento, e dará um erro dizendo que o arquivo não existe.
Este arquivo seria o conteúdo de $second.

     Na atribuição da variável $IPS você estava atribuindo com "`" (crase),
quando deveria utilizar, por eemplo, " (aspas). Com crase, o shell vai
executar o que está dentro das crases, e atribuir o resultado dessa execução
à variavel $IPS. Como não existe o comando 10.67.122, dá erro.

     Para manter o padrão, coloquei a variável $ips em minúsculo. Também
alterei o read para melhorar a estética. :-)

     Outro erro seria na incrementação da variável $first. Fiz com a
mostrada pelo Júlio aqui na lista! Certamente tem outras formas de melhorar
o script.

     Veja como ficaria com as alterações que fiz:

#!/bin/bash

ips="10.67.122."

read -p "Insira o primeiro valor inicial das faixas de ip: " first
read -p "Insira o segundo valor final das faixas de ip: " second

echo ""

while [ "$first" -lt "$second" ] ; do
    echo $ips$first
    first=$[$first+1]