Sed e arquivos em formato DOS

From: Elder Marco
Subject: Sed e arquivos em formato DOS
Date: Fri, 18 Dec 2009 11:19:33 -0200

Caros,

Andei aprendendo a mexer no sed e algo me deixou um pouco (não muito)
preocupado.

Fiz

$ sed '/^$/q'

Para que ele parasse na primeira linha em branco que encontrasse. Mas
ele não parou...
Pesquisando mais a fundo, percebi que era por causa do final de linha
usado no arquivo, que era do Windows, se não me engano. Vejam as saídas:

$ file arq.txt
arq.txt: UTF-8 Unicode text, with CRLF line terminators

$ file arq2.txt
arq2.txt: UTF-8 Unicode text

Sendo que o sed vai funcionar com o o arquivo arq2.txt, mas não funciona
com o arquivo arq1.txt, a menos que eu converta o arquivo antes com o
comando dos2unix.

Mas a questão é: existe alguma maneira fazer com que o sed leve isso em
consideração?