Re: Qual a forma mais eficiente para recuperar campos de um arquivo de t

From: Cristiano
Subject: Re: Qual a forma mais eficiente para recuperar campos de um arquivo de texto?
Date: Tue, 04 May 2010 00:39:33 -0000

--- Em address@hidden, Lawrence Waclawiak <lawrencebbw@...> escreveu
> Sobre as variáveis agora eu fiquei na dúvida pois eu sempre as usava em
> caixa alta, até que fiz o Curso de Shell com o Júlio e ele indicou que
> deveríamos usar capitalizadas pois as variáveis de ambiente são por
> default em caixa alta.

Agora também eu fiquei confuso quanto às variáveis. A recomendação de usar
maiúsculas para nomes de variáveis em scripts devido ao padrão de caixa baixa
usado no kernel foi uma das primeiras coisas que eu lí quando comecei a estudar
shell (nem me lembro mais onde) e adotei quase que automaticamente.

Mas seu raciocínio em relação aos conflitos com variáveis de ambiente me parece
totalmente procedente. Inclusive, olhando por este lado, devo admitir que
preocupar-se com conflitos com variáveis de ambiente é algo que parece fazer
até mais sentido do que se preocupar com conflitos com variáveis internas do
kernel (ou não?).

Quanto ao que o xará disse sobre usar caixa baixa ser recomendação do Julio,
nestes casos, eu geralmente nem tento questionar. Afinal, "Julio locuta, causa
finita".

Usar caixa baixa, até pode ser. Entretanto, usar nomes capitalizados, para mim
é fora de questão. Uso variáveis em caixa alta desde o Clipper Summer 87 (viu
MrBiTs também tem um 87 na minha história, embora só fui aprender clipper em
91), quando isso era apenas uma questão de estética. O problema é que
simplesmente minha cabeça trava ao tentar entender um script com variáveis em
caixa baixa. Embola tudo.

Mas aqui surgiu um debate, ao meu ver, interessante. Seria legal ouvir a
opinião dos decanos da lista neste caso, não acha?