O comando printf e o separador decimal

From: Elder Marco
Subject: O comando printf e o separador decimal
Date: Sun, 13 Jun 2010 20:04:28 -0300

Caros,

Estou escrevendo um script que separa vários dados de um arquivo e
realiza operações matemáticas com ele. Depois de tudo realizado, eu uso
o comando printf para gerar uma saída formatada e jogo dentro de um
arquivo.

No entanto, o problema ocorre quando eu tento usar o printf com um valor
em ponto flutuante usado o separador decimal . (ponto) que é o que
obtenho da saída do bc

Vejam:

[elder@fedora ~]$ printf "%g\n" 3.14
bash: printf: 3.14: invalid number
0
[elder@fedora ~]$ printf "%g\n" 3,14
3,14

Isso quer dizer que ele usa informações sobre o separador decimal atavés
do locale. Para resolver esse problema, preciso usar o comando
export LC_NUMERIC=en_US.UTF-8

Antes de usar o printf.

A questão é: Existe algum problema em fazer dessa maneira? Existe alguma
outra maneira de resolver esse problema?

--
Elder Marco

GNU/Linux User: #471180

"Contra o positivismo, que pára perante os fenômenos e diz: 'Há apenas
fatos', eu digo: 'Ao contrário, fatos é o que não
há; há apenas interpretações'. "(Nietzsche)