Procurando por valor de variável dentro de arquivo texto com grep

From: Manoel Domingues Junior
Subject: Procurando por valor de variável dentro de arquivo texto com grep
Date: Mon, 14 Jun 2010 19:30:25 -0300

Caros,

Estou com a seguinte dúvida:
Quando executo

$ *grep palavra arquivo.txt

*O grep me retorna a linha em que se encontra "palavra" dentro desse
arquivo.

Porém quando faço:
$ *variavel=palavra*
E executo:
$ *grep $variavel arquivo.txt*

O grep não me retorna nada. Tentei o comando:

$ *grep `echo $variavel` arquivo.txt*

Mas ele continua não me respondendo nada. também tentei usar o eval e nada
também.

Alguém sabe como posso fazer com que funciona e o por que disso acontecer?

Abraços,
Manoel Domingues Junior
"Coletar dados é o primeiro passo para a sabedoria, mas compartilhar dados é
o primeiro passo para a comunidade."
IBM - Prodigy Linux