awk

From: fsilva6
Subject: awk
Date: Fri, 02 Jul 2010 01:26:39 -0000

Pessoal,
        tenho um arquivo com o seguinte conteúdo.

exemplo:

limão|laranja|pera|20090127
limão|laranja|pera|20090115
limão|laranja|pera|20090101
limão|laranja|pera|20090130
jaca|pera|limão|20090130
mamao|pera|pera|20090130
mamao|pera|pera|20090102
manga|pera|morango|20090130

Preciso gerar dois arquivos, um chamado localizado e outro de não localizado.

a)no arquivo de localizados teremos todos os registros onde o terceiro campo
for igual a pera e a data se a menor data informada;

b)no arquivo de não localizados teremos todos os registros onde o terceiro
campo não for igual a pera é a data for diferente da a menor data informada,
resumindo o else do item a;

Eu comecei ordenando o arquivo da seguinte forma:

sort -t"|" -k3 -k4

Agora eu me vi totalmente sem saida, gostaria de sabe se alguém me dá alguma
dica para inciar o resto da logica em AWK (o processo vai rodar no AIX)?

Desde já obrigado.