Criar diretórios baseados no nome de arquivo e mover os arquivos

From: Helton Moraes
Subject: Criar diretórios baseados no nome de arquivo e mover os arquivos
Date: Fri, 9 Jul 2010 03:50:30 -0300

Caros colegas, estou com um problema bobo mas não sei como resolver
rapidamente.

Tenho mais de mil arquivos assim:

0108as3g_10.txt
0108as4g_10.txt
0108as6g_10.txt
0108as6g_11.txt
0109as1g_10.txt
0109as1g_11.txt
0109as2g_10.txt
0109as2g_11.txt
0109as2g_12.txt
0109as3g_10.txt

onde os quatro primeiros dígitos são o mês e o ano.

O que eu preciso fazer (meio logo) é:

1) Criar uma estrutura de diretório tipo /aamm (ano na frente do mês)
2) Mover os arquivos para a pasta correspondente.

Ficaria assim:
/0801
    0108as3g_10.txt
    0108as4g_10.txt
    0108as6g_10.txt
    0108as6g_11.txt
/0901
    0109as1g_10.txt
    0109as1g_11.txt
    0109as2g_10.txt
    0109as2g_11.txt
    0109as2g_12.txt
    0109as3g_10.txt

Pensei em usar um

for file in $(find -type f)
do
  <sed, criar variáveis, if isso aquilo, etc, etc, mkdir, etc>

mas tudo que fiz deu errado, inclusive o sed "cuspir" um monte de caracteres
ilegíveis ao processar os resultados do find...

Peço desculpa se parece bobo demais, mas sabe como é, não tenho usado muito
Shell (tão me obrigando a aprender Java...) e a gente acaba enferrujando.

Obrigado

Helton
<http://www.google.com/search?q=com>