Script para testar último comando

From: Wagner Brasileiro
Subject: Script para testar último comando
Date: Tue, 20 Jul 2010 06:33:31 -0700 (PDT)

Bom dia pessoal,

Estou pensando em desenvolver um script que teste o último comando se foi bem
sucedido ou não e procure nos pacotes algo que se encaixe no caso de ser um
comando externo, penso em pegar o "$?" e testar se for diferente de zero
procurar nos repositórios algo que possa ser instalado, como acontece no
Ubuntu.
Minhas dúvidas são: Inicialmente penso em colocar uma tarefa no cron, mas isso
não me garante que serão cobertos todos os comando do último minuto por exemplo
e também acho que pode onerar muito o sistema ficar nessa averiguação constante
por tão pouco. Gostaria de saber se existe outra forma de colher do Bash essa
informação de maneira confiável e só quando houver digitação de comandos?
.
.
.
Enquanto terminava de escrever essas linhas me lembrei de consultar o history,
com certeza seria um método confiável de verificar comando a comando, mas ainda
assim não consigo uma solução para o evento em si, a não ser disparar uma
verificação de tempos em tempos. Alguém sugere algo menos gambiarra!? Pensei em
checar quando tiver alteração no history, mas mesmo assim, ainda preciso
disparar um evento...

Wagner Brasileiro