Permissões em grupo

From: ricardomoscou
Subject: Permissões em grupo
Date: Wed, 05 Jan 2011 10:56:10 -0000

Boa tarde,

Como um usuário normal (não root), eu criei um arquivo (script simples de
teste) dentro do meu home chamado teste.sh e apliquei um 'chmod a=---'.
Uma vez que o arquivo estava sem permissão alguma, resolvi (como usuário root)
definir a permissão dessa forma: 'chmod g+rx'.
Ou seja, o grupo tem permissão de leitura e execução somente.
Como o meu arquivo tem como usuário dono e grupo o mesmo nome de usuário que o
criou, eu imaginava que mesmo o parâmetro de execução não estando definido para
o dono e somente para o grupo (que é a forma como se encontra neste momento) já
seria o suficiente para que eu executasse o script.
Pois bem, isso não aconteceu.

Agora vem a pergunta:

Tanto o usuário do arquivo como o grupo são os mesmos.
Sendo assim, pq o 'chmod g+rx' não seria o necessário para rodar o script?

Abraços e obrigado pela ajuda

RicardoMoscou!