Status placa de rede

From: Standler meir
Subject: Status placa de rede
Date: Thu, 6 Jan 2011 05:53:04 -0800 (PST)

Olá Pessoal,

Estou tentando fazer um script que possa me retornar um alerta toda vez que
minha eth1 fique down e up

SO = Debian Lenny

O comando ifconfig não me mostra nada se a placa esta up ou down então eu estou
tentando fazer pelo messages:

#!/bin/sh

MENSAGEM="eth1: link up"

while true

do

        (tail -f /var/log/messages | grep -q  "$MENSAGEM")

        if [ "$?" = "0" ]

then

        echo "Placa Ativa

fi

done

Pra uma situação até funciona, porém eu queria que ver uma forma de eu ler o
message e comparar sempre que apercer "link down" faça isso e quando aparecer
"link up" faça aquilo.

Alguém poderia me dar uma ajuda?

Desde já obrigado a todos.

Stanley