Re: [shell-script] Listar as menores imagem

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Listar as menores imagem
Date: Fri, 11 Feb 2011 10:15:15 -0200

Pessoal,
comecei a escrever uma apostila sobre a suíte de imagens ImageMagick, que é
fabulosa e é fantástica para tratamento pesado de imagens e mais precisa que
qq outra (inclusive as proprietárias).

Essa suite é composta de diversos utilitários, sendo o mais importante deles
o convert, que muitos de vcs já devem ter ouvido falar.

Sobre este utilitário escrevi praticamente tudo, dando um total de umas 50
páginas A4 (mas com muitas fotos).

Se algum(ns) de vcs se dispuser(em) a passar este .odt para html, me
comprometo a publicá-lo e talvez volte a me empolgar a escrever sobre os
outros utilitários.

Quem quiser saber tudo que o convert faz, verifique se o IM está instalado
(se fizer um man convert e funcionar, é sinal que a suíte está instalada) e
dê o seguinte cmd:

$ display imagem.xxx

Obviamente imagem é o nome de alguma imagem e xxx sua extensão (o IM
trabalha com mais de 100 formato de imagens e o convert transfora qq um em
qq outro).

Uma vez feito isso, imagem.xxx aparecerá na tela. Se vc clicar sobre ela,
aparecerá um menu ao lado. Explore esse menu que a apostila que escrevi te
ensinará a fazer cada uma dessas facilidades, na linha de cmds, para que vc
possa tratar dezenas de imagens simultaneamente.

Os macetes envolvem basicamente muito shell, IM, zenity e nautilus.

Por favor quem quiser ajudar, *não poste na lista!* mande um e-mail em pvt!

Abraços,

Julio

*Cursos de Shell ou Zenity em fins de semana?*

*☎ Ligue (21) 8112-9988* ☎