script inserir usuario

From: shelleiro
Subject: script inserir usuario
Date: Wed, 16 Feb 2011 17:22:26 -0000

Pessoal,

Estou criando um servidor para estudo de shell publico, para isso criei um
usuário (novouser) que tem como shell um script que somente cria o login para
os novos usuários, o problema é que quando ele é executado chega em determinado
ponto congela, espera que eu digite algum caracter para proceguir, vejam
resultado da execução:

novouser@mgdias:/usr/local/bin# ./novouser
Informe login desejado : teste01
Adicionando usuário 'teste01' ...
Adicionando novo grupo 'teste01' (1004) ...
Adicionando novo usuário 'teste01' (1003) com grupo 'teste01' ...
Criando diretório pessoal '/home/teste01' ...
Copiando arquivos de '/etc/skel' ...

Ai congela só teclar "ENTER" não resolve, tenho que teclar algum caracter e ai
sim teclar ENTER por duas vezes, acessei por outro terminal e vi que o processo
fica congeledo para iniciar a senha ...

ps ax
10964 pts/0    S+     0:00 /bin/sh ./novouser
10973 pts/0    S+     0:00 adduser
10985 pts/0    S+     0:00 /usr/bin/passwd teste01

Ao executar a rotina assima descrita aparede a pergunta :

Tentar novamente? [s/N] ?

Se eu teclar s congela novamente e se teclar N passa para o processo de
cadastro, vejam ...

Tentar novamente? [s/N] n
Modificando as informações de usuário para teste01
Informe o novo valor ou pressione ENTER para aceitar o padrão
        Nome Completo []:

Como evitar isso com o adduser, vejam o script que servirá de shell para o
novouser :

#! /bin/sh

echo -n "Informe login desejado : "
read V_login