Re: [shell-script] Condição composta com E e OU

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Condição composta com E e OU
Date: Sat, 8 Oct 2011 12:26:27 -0300

Fala Cleriston,
responder isso aqui na lista é meio complicado, pq, diferentemente das
outras linguagens, no shell o if não testa condição. Aqui o if testa
instrução.

O problema em responder a sua pergunta é pq existem diversas
formas/instruções para teste de condições. Vejamos as principais:

Testes do tipo [ ...
]<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo004#O_Comando_test>usam
-a para and e -o para or
Testes do tipo [[ ...
]]<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo004#E_tome_de_test>ou
do tipo
((...))<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarBirinaite#Outras_formas_de_trabalhar_com_i>usam
&& para and e || para or

Vc pode ver tudo em pt_BR, com bastante detalhes e exemplos nos links
descritos, mas primeiramente leia
esse<http://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo003#Comandos_Condicionais>
.

Em 30 min vc estuda tudo e vai aprender.

Cordialmente,

Julio Neves
*Quer programar bem em Shell?
*

*Use este endereço de e-mail, o Skype ou ☎ (21)8112-9988 ☎*

*
*

**

*