Encontrar expressão com o sed e inserir conteudo na proxima linha.

From: minerouai1982
Subject: Encontrar expressão com o sed e inserir conteudo na proxima linha.
Date: Sat, 08 Oct 2011 23:22:04 -0000

 E ae galera do Shell,boa noite, estou com um problema simples aqui,
talvez vocês possam me ajudar
supondo que tenho o arquivo.txt com o seguinte conteúdo:

trator
esteira
<produto>
martelo
serra

Eu tenho que inserir a string "teste" abaixo da linha referente a
produto, eu consigo executar essa tarefa com o seguinte comando:

sed -i 's/.*duto>/<produto>\nteste/' arquivo.txt

  Agora supondo que a minha string é muito maior que essa e com varios
escapes, vai da um trabalho from hell repetir ela, fora que visualmente
não fica nada legal,tentei algumas opções  no man do sed, mas
não captei a mensagem, se alguem puder dar um help, agradeço...

valeu galera do Shell..