Shell Script que só funciona com AWK

From: wallace raposo
Subject: Shell Script que só funciona com AWK
Date: Tue, 15 Nov 2011 09:47:05 -0800 (PST)

Editado pela moderação

No livro "Programação Shell Linux", pg. 157, tenho o seguinte script:

$ cat DuLorenDo primeiro script a gente nunca se esquece...
#
#  Meu Primeiro Script em Shell
#

echo "Eu tenho `cat telefones | wc -l` telefones cadastrados"
echo "Que sao:"
cat telefones

No shell do meu Mandriva 2010 ele se comporta assim:

$ bash ./DuLoren
: comando não encontrado
Eu tenho 8 telefones cadastrados
Que sao:
: Arquivo ou diretório não encontrado

Entretanto, eu apelei para o AWK e o modifiquei, para ver se funcionava:

#  Meu Primeiro Script em Shell
#

echo "Eu tenho `cat telefones | wc -l` telefones cadastrados"
echo "Que sao:"
cat telefones | awk '{print $0}'

Isso resultou na seguinte saída:

$ bash ./DuLoren
: comando não encontrado
Eu tenho 8 telefones cadastrados
Que sao:
Ciro Grippi(021)555-1234
Claudia Marcia(021)555-2112
Enio Cardoso(023)232-3423
Juliana Duarte(024)622-2876
Luiz Carlos(021)767-2124
Ney Garrafas(021)988-3398
Ney Gerhardt(024)543-4321
Paula Duarte(011)449-0219
: comando não encontrado

Bom, pelo menos deu como saída a lista telefônica, mas não entendi a presença,
por duas vezes, da frase ": comando não encontrado".
O script "listdir" também precisou do AWK.

A que se deve isto? Este não é exatamente meu primeiro script, mas também não
vou esquecê-lo rsrs

Abraço,

Wallace