Verificar se o caminho externo esta montado

From: Gustavo Freitas
Subject: Verificar se o caminho externo esta montado
Date: Mon, 9 Jan 2012 22:42:46 -0300

Galera,

Alguém pode me dizer como eu faço para que um script que backup para
verificar se
o caminho /home/backup/externo está montado.. não quero colocar
na inicialização (fstab), gostaria que ao fazer o backup ele
verificar-se se o mesmo está
disponível e caso não esteja executar o comando abaixo.

mount -t cifs //192.168.0.10/f /home/backup/externo -o
username=username,password=password,iocharset=utf8,file_mode=0777,dir_mode=0777,rw

--
Gustavo Freitas