Conversão de nome de arquivos.

From: Alysson Gonçalves de Azevedo
Subject: Conversão de nome de arquivos.
Date: Tue, 10 Jan 2012 21:08:19 -0200

Pessoal, a muito tempo eu tenho pelejado com o seguinte problema.
Eu costumo baixar muitos arquivos compactados, e sempre que algum arquivo
dentro dos .rar tem algum caracter especial, seja ç ou alguma letra
acentuada, quando eu extraio esse arquivo, ele vem com codificação inválida.

por exemplo, descompactar, o arquivo aparece assim no nautilus
"Continua��o.jpg (codificação inválida)", e no terminal "Continua??o.jpg".
Até hj eu estive corrigindo tudo manualmente... Mas agora eu criei vergonha
na cara e decidi montar um script para resolver isso.

Com base nesse
artigo<http://www.vivaolinux.com.br/dica/Renomeando-arquivos-Codificacao-Invalida-e-um-Bonus>e
nesse
outro <http://blog.welrbraga.eti.br/?p=440>, eu consegui fazer aparecer o
meu script no menu do contexto e ao clicar, ele corrigi tudo.
Segue o código (também postado no pastbin <http://pastebin.com/Ybn63QBN>):

> #!/bin/bash
> OLDIFS=${IFS}
> IFS="
> "
> for arquivo in ${NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_FILE_PATHS}; do
>    convmv -r -f cp850 -t utf8 --notest $arquivo
> done
> IFS=${OLDIFS}

Até agora ele tem funcionado bem, mas tem uma coisa que eu me pergunto...
No scritp, eu to usando o cp850 como codificação base.
Mas isso é certo? Não tenho certeza se sempre será ele ou se pode acontecer
de ter win1252 ou iso8859-1.

Pelo que vi, o comando "file -i arquivo" retorna o charset para arquivos
textos, mas para arquivos tipo imagens, retorna "charset=binary".
Alguém sabe me confirmar se está tudo bem deixar cp850... ou melhor, uma
forma de detectar a codificação do arquivo automaticamente?

Alysson Gonçalves de Azevedo
(11) 8491-7730