Re: [shell-script] Consulta Oracle - Shell Script

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Consulta Oracle - Shell Script
Date: Sun, 29 Jan 2012 13:12:57 -0200

Olha, teve uma revista no estilo da linux magazine que uma vez mostrou como
fazer isso porém eles tinham feito um script bem tosco que retornava o
valor através da instrução exit, e o valor podia ser capturado pela
variavel $? após a execução do script. Quem tem alguma experiência com
shell sabe que o exit possui um propósito bem claro e o $? vai até o valor
256 no máximo - gambiarra animal.

dentro do escopo da lista, basta pensar que o sqlite é um programa com
propriedades semelhantes a muitos outros programa, ou seja escreve na
stdout e lê da stdin. Se vc sabe passar as estradas corretas para o sqlite
basta entender como parsear a resposta. Se algo esta vindo duplicado vc pode

a- ignorar a parte duplicada
b- olhar a documentação do sqlite/oracle/etc e tentar entender o motivo.

nessa lista podemos lidar com a primeira opção, digamos que isto contece

$ ./script
42
42

se vc só quer a primeira linha basta fazer

$ ./script | head -n 1
42

e para armazenar em uma variavel

$ VARIAVEL=$( ./script | head -n 1 )

Agora se vc quiser tentar outra alternativa, ai foge do escopo da lista e a
mensagem do MrBits é totalmente adequada.  Perceba que podem ser muitas
coisas, desde um bug da sua versão ou uma opção de "echo" do programa que
esta habilitado. Boa sorte.

--
Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772