script de backup e sincronia unilateral, qualquer ajuda é válida

From: Jonny Marques
Subject: script de backup e sincronia unilateral, qualquer ajuda é válida
Date: Fri, 16 Mar 2012 09:55:42 -0300

olá,

sou novato em script e já aprendi algumas coisas,
mas estou tendo dificuldade em duas questões:

1 - quero compactar uma pasta, mas quero desconsiderar alguns arquivos e
sub-pastas e ainda colocar no nome do zip a data e hora
2 - quero sincronizar de pastas A,B,C para X,Y,Z onde arquivos novos e
modificados em A,B,C serão atualizados em X,Y,Z respectivamente,
     mas arquivos apagados em A,B,C também serão apagados em X,Y,Z,...em
outras palavras seria um espelhamento.

no primeiro estou tantando usar usar o ZIP (não quero extensão .tar)
e no segundo caso estou estudando o RSYNC.

qualquer sugestão será mais do que bem vinda

valeu