Verificando a integridade de arquivos com nomes com espaços

From: andelnyr
Subject: Verificando a integridade de arquivos com nomes com espaços
Date: Tue, 15 May 2012 22:45:37 -0000

Prezados

Estou tentando controlar as alterações realizadas por usuários em seus
computadores com a seguinte estratégia:

Ao configurar uma máquina, gero um arquivo de verificação com o seguinte script:

#!/bin/bash
find $1 -type f | xargs md5sum | awk '{print $1":"$2}'

Executo o script e forneço os diretórios que me interessam controlar como
argumento e redireciono a saída para um arquivo.

Quando sou solicitado a dar manutenção em um destes computadores, a minha
primeira providência é rodar o script de verificação e comparar os arquivos
resultantes.

Ocorre que quando tenho arquivos com nomes com espaços o script acima não
resolve e passo a usar este:

#!/bin/bash
find $1 -type f -exec {} md5sum \; | awk '{print $1":"$2}'

Ok, ok - obtenho o mesmo resultado, mas fica a pergunta - qual seria a
modificação que eu deveria produzir no primeiro script para que ele funcionasse
como desejado? Renomear os arquivos não é uma opção.

Agradeço antecipadamente a dica.