testar nome de arquivo

From: Raphael R. O.
Subject: testar nome de arquivo
Date: Tue, 7 Aug 2012 19:39:28 -0300

Pessoal,

Estou criando um script para testar o nome dos arquivos tar que eu tenho,
quero que se o pacote tiver determinado regex, ele faca uma coisa, se for
outro regex faca outra etc...
Sei que posso fazer isso com as estruturas de decisao, mas meu problema
esta sendo testar o nome d arquivo, deu uma lida na ajuda do sed mas ainda
nao cheguei a nenhuma conclusao, e tb nao sei se esse é o melhor jeito para
de fazer isso.

O unico padrao que tenho nos pacote é o final... no exemplo que mando, o
padrao seria "frapi.tar"

So que quando rodo o comando, parece que ele tenta buscar dentro do
arquivo, e nao no nome do arquivo...

Pensei em fazer mais ou menos isso, passando o nome do arquivo como
parametro

file="$1"
sed -r 's,(.*_)(frapi\.tar),\npack=\2,' $file

case $file in
   frapi.tar) ... ;;
   *) exit 1 ;;
esac

Se eu colocar esse regex no regexpal.com, parece que esta certinho...
alguma dica?

Obrigado amigos!

[]'s

*Raphael Rabelo*