Re: [shell-script] Organizando extrato de banco!

From: Rafael Henrique da Silva Correia
Subject: Re: [shell-script] Organizando extrato de banco!
Date: Mon, 4 Feb 2013 22:35:39 -0200

Apenas acrescentando uma questão curiosa a este post:

Estes dias estive fazendo um script em que pegava dados de uma página
web... quando mandei salvar em um arquivo ele também deu uma zuada... como
vc disse acima Alfredo... eu não conseguia converter e o trabalho com
vetores ficou complicado por ex:

${VETOR[@]} -> vinha somente um elemento (o último)... e estou MUITO
acostumado a utilizar isso em arquivos .csv (que trabalho diariamente)

Acabei resolvendo o problema com o sed (que removia o CRLF do final das
linhas).

Será que isso acontece quando a gente pega dados de coisas que já estão em
UTF-8?

Funçãozinha que eu fiz:

# Esta função serve para "buscar" battletags da página da Blizzard (quem
joga diablo 3 vai entender isso)
# Não se preocupem com o objetivo do script pois ele é bem idiotinha :)...
legal foi a zica que deu

update_BTlist(){
    TOPIC=( $(lynx -source http://us.battle.net/d3/pt/forum/3357729/ | \
        awk -F"href=" '( $1 ~ "../topic" || $2 ~ "../topic" ){
split($2,vet,"\".."); print "http://us.battle.net/d3/pt/forum"; vet[2] }') )

    for((cont=0;cont<"${#TOPIC[@]}";cont++)); do
        echo "Progresso $(( ($cont+1) * 100 / ${#TOPIC[@]} )) %"
        BATTLETAG=( ${BATTLETAG[@]} $(lynx -source "${TOPIC[$cont]}" | awk
-F"href=" '( $1 ~ "view-d3-profile" || $2 ~ "view-d3-profile" ) {
split($2,vet,"profile/"); print vet[2] }' | sed "s/\/\">//g") )
    done

    echo "${BATTLETAG[@]}" | tr " " "\n" >> "$BTDBtmp"
    sort -u "$BTDBtmp" > "$BTDB"

    # O texto original do arquivo é: assembler source, UTF-8 Unicode text,
with CRLF line terminators
    # Para remover o CRLF do arquivo basta executarmos o seguinte comando
abaixo:
    sed -i 's/.$//' "$BTDB"
    # desta forma o arquivo vira um: assembler source, UTF-8 Unicode text

Bom coloquei o script só para ilustrar os "erros", não levem a mal por
favor e se virem algo errado CRITIQUEM :-).

Att.

Rafael Henrique da Silva Correia
http://abraseucodigo.com.br

Bacharel em Ciência da Computação