atualizar valor de variável

From: hpfn
Subject: atualizar valor de variável
Date: Sun, 7 Dec 2014 14:22:22 -0200

olá,

vou ser breve para tentar ser claro. se necessário posto o script.

tenho uma variável (grep_lines) que precisa ter seu valor atualizado
a cada volta do loop. mas para tentar organizar melhor o script
gostaria de colocar a declaração dela fora dele. isso também me
economiza digitação e seus erros.

então tenho algo similar a isso:

while True
do
        grep_lines=$(grep texto /var/log/kern.log)
        ip=$(echo "$grep_lines" | tail -n1 | sed_repetido)
        hora=$(echo "$grep_lines" | tail -n1 | sed_repetido)
        [...]

o sed_repetido consegui resolver. mas gostaria de tirar a '$grep_lines'
do loop. tem um jeito automágico de atualizar/executar o valor de
uma váriavel sem ser atribuindo um novo valor para ela ? gostaria de
ser algo como:

grep_lines=$(grep texto /var/log/kern.log)
while True
do
        ip=$( jeito_magico_atualizar_grep_lines | tail -n1 | sed_repetido)
        reg_in=$( jeito_magico_atualizar_grep_lines | tail -n1 | sed_repetido)
        [...]

é possível ?

espero ter sido claro.

abraços,