Retirada de caracter do conteúdo de variável com sed

From: jrsreis
Subject: Retirada de caracter do conteúdo de variável com sed
Date: 09 May 2016 08:27:36 -0700

 Olá pessoal,

   Bom dia! Estou precisando da ajuda de vocês.
   Bom, digamos que eu tenho uma variável com certo conteúdo, exemplo:

   VAR1="\/um\/dois"

   E, eu quero que o conteúdo me mostre sem as contra barras. Bem, no shell, faço:

   $ echo ${VAR1} | sed 's/\\//g'

   e irá me mostrar : /um/dois. OK, isso funcionou, contudo, eu gostaria de executar esse procedimento no if em um shell script, o que não está fazendo, ou pegando o resultado e passando para outra variável, também não funciona. Como resolver isso:

#!/bin/bash
VAR1="\/um\/dois"

if [ "`echo ${VAR1} | sed 's/\\//g'`" == "um/dois" ]
then
     echo "Funciounou: ${VAR1}"
else
    echo "Não funcionou"