Re: [shell-script] tabuada (on-topic mesmo)

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] tabuada (on-topic mesmo)
Date: Fri, 16 Jun 2017 10:49:16 -0300

Fala Jorge,
o Shell tem um interpretador matemático, que sempre deve ser usado qdo se trabalha com inteiros. Usando esse interpretador pode-se inclusive fazer um for muito rápido. Para vc ter uma ideia, vou medir o tempo para fazer 2+2 usando o bc e o for que vc usou e a forma à qual me refiro. Mandarei as saídas de ambos para /dev/null, para não onerar o resultado.

Da sua forma:
$ time for i in `seq 200`; do echo 2+2 | bc > /dev/null; done

real 0m0.279s
user 0m0.016s
sys 0m0.060s

Usando o interpretador aritmético do Shell:
$ time for ((i=1; i<201; i++)); { echo $((2+2)) > /dev/null; }

real 0m0.006s
user 0m0.008s
sys 0m0.000s

Para vc entender melhor, veja a explicação da sintaxe do for e o uso do interpretador aritmético do Shell

Pessoal, brevemente darei um curso de Shell, com direito a um mergulho profundo em Expressões Regulares e uma passada rápida pelo YAD, que é uma interface gráfica sensacional. O curso será de 40 horas e acontecerá no RJ e em BSB. Quem tiver interesse mande e-mail para address@hidden, cite meu nome, diga que é da lista (10% de abatimento).

Abcs,
Julio

​​
Nosso time de instrutores in company é formado somente por
autores
​ ​
de Best Sellers
​ ​
​laureados ​sobre os temas. P. exemplo:

Shell básico e Programação em Shell Julio Neves
Bacula Heitor Medrado
Zabbix Adail Host
Produção Gráfica e Videografismo Cadunico