pattern match no bash

From: Tiago Tarifa Munhoz
Subject: pattern match no bash
Date: Fri, 10 Aug 2018 14:19:17 -0300

Pessoal,
estou fazendo um script que coleta o tamanho dos diretórios na raiz. Porém não quero colocar alguns deles como: /proc, /sys, /dev

Dentro do script eu coloquei o seguinte comando usando pattern match:
du -sh /!(proc|sys|dev)

se eu executar o script aparece o seguinte erro:
./teste.sh: line 9: syntax error near unexpected token `('
./teste.sh: line 9: `du -sh /!(proc|sys|dev)'

porém se eu executar o mesmo comando direto no shell funciona.

Há poderia dar algum pitaco nesse problema?
versão do bash: GNU bash, version 4.4.19(1)-release (x86_64-suse-linux-gnu)