Re: [shell-script] Checar Atualizações no SO

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Checar Atualizações no SO
Date: Wed, 29 Aug 2018 14:10:07 -0300

Fala Xará,
Se vc deseja usar o Shell como manda o figurino, use o cmd

test ARG

que tb pode ser representado por:

[ ARG ] ou [[ ARG ]]

Sendo está última a forma mais moderna e que permite inclusive o uso de expressões regulares.

Então para fazer de forma limpa e elegante, creio que o melhor seria fazer:

[ -n $Updates ]
ou
[[ -n $Updates ]]

A opção -n do cmd test, retornará verdadeira caso a variável exista e não esteja vazia. Uma outra forma de fazer o mesmo seria booleanamente fazer:

[ $Updates ]
ou
[[ $Updates ]]

Que é seu equivalente, isto é, retornará verdadeira caso a variável exista e não esteja vazia.

OBS:
Usei as suas variáveis em minúsculas, para distingui-las de variáveis do sistema, que são em maiúsculas e para evitar que, inadvertidamente vc use uma delas.

$ unset Updates      # Matei a variável caso existisse
$ [[ -n $Updates ]] && echo tem atualização
$ [[ $Updates ]] && echo tem atualização
$ Updates=           # Criei a variável vazia
$ [[ -n $Updates ]] && echo tem atualização
$ [[ $Updates ]] && echo tem atualização
$ Updates=3          # Valorei a variável
$ [[ $Updates ]] && echo tem atualização
tem atualização
$ [[ -n $Updates ]] && echo tem atualização
tem atualização

SuShellso,
Julio

» Não tem tempo para fazer um curso presencial?
» Na sua cidade não tem nenhum bom curso de Linux?
» Conheça nosso portal educacional e estude conosco:
»  Treinamento presencial (em 4 sábados) no RJ e BSB
    em http://bit.ly/cursoshelljulioneves

Também damos treinamento em sua empresa
em qualquer cidadecom certificado e nota fiscal.