Re: [shell-script-pt] Paralelismo com o "GNU xargs"

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Subject: Re: [shell-script-pt] Paralelismo com o "GNU xargs"
Date: Tue, 31 Dec 2019 03:30:58 -0300

Em seg., 30 de dez. de 2019 às 09:44, Leslie Watter <address@hidden> escreveu:

> Sinto te dizer, mas esse pendrive não tem 2TB mesmo.
>
> O que o fdisk está lendo é a tabela de partições informada
>
> ===================
>        -l, --list
>               List  the  partition tables for the specified devices and then
> exit.  If no devices are given, those
>               mentioned in /proc/partitions (if that file exists) are used.
> ===================
>
> Acontece que essa tabela com certeza (já que vc já postou o  resultado do
> chip genius) foi modificada para informar um tamanho diferente da capacidade
> do dispositivo.

> [...]

Obrigado por responder.

Ao que tudo indica, é isso mesmo. Agora nem mesmo a tabela de
partições está aparecendo. Eu cometi um erro grave: apagar a tabela de
partições nas duas unidades compradas. Deveria ter apagado apenas em
uma e guardado a outra para maiores observações.

Também poderia nem apagar a tabela de partições e mandar o "dd" ou o
"cpio" copiar dados e ver até onde a unidade suportaria.

Enfim, eu dei bobeira. Estava muito ansioso para começar a usar as
mídias e guardar um monte de arquivos que necessito armazenar. Agora,
estou sem as mídias e sem o dinheiro pago (cem reais por cada mídia,
no total de duzentos reais). Lamentável.

Mas, pensando sobre essa situação toda, notei que, quando se solicita
ao "ChipGenius" para configurar o chip, o aplicativo solicita uma
senha. Clicando no botão "OK", a tela de configuração é aberta (mesmo
não sendo informada senha nenhuma). Você manda fazer os procedimentos
e acaba com uma unidade danificada. Então, nesse contexto, salvo
engano, parece ser uma espécie de "armadilha" implementada no
software. Se for isso mesmo, então fornecendo-se a senha é possível
que toda a funcionalidade do software seja ativada, digamos assim e,
finalmente, seja possível configurar o chip, ainda que na sua
capacidade real. Bem essa é uma teoria concebida por mim. Pode até não
ter nada a ver com nada, porém seria preciso testar e ver o que
acontece.

Em outra linha de ação, tive a ideia de usar a linguagem de
programação "assembly" (dita linguagem de baixo nível) para tentar
acessar os chips. Nessa hipótese, para mim, seria preciso investir
anos de estudo para aprender a programar na mencionada linguagem.

O que estou impressionado, e sinceramente entendo que é ridículo, é
com o fato de que o núcleo do sistema (o próprio Linux) possa ser
"enganado" e "manipulado" dessa maneira. O Windows 8.1 também. Ainda
estou tentando entender esse fato com mais detalhes. Talvez eu esteja
julgando e condenando antecipadamente e sem fundamentação técnica.
Isso é bem possível. Fica a ressalva.

Se você ou alguém souber de algum material acerca da estrutura de um
pendrive (flash drive), peço que me informe.

Um excelente ano de 2020! Que Deus o abençoe e a toda a sua família.

Cordialmente,

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave PGP:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180