www-pt-br-general

Re: Gostaria de integrar o time de tradução

From: Rafael Fontenelle
Subject: Re: Gostaria de integrar o time de tradução
Date: Wed, 10 Jun 2020 14:02:58 -0300

Olá, Arthur.

Seja bem-vindo ao time de tradução para português brasileiro do www.gnu.org

Não há burocracia para se tornar membro, com exceção de se cadastrar
no Savannah e se juntar ao grupo 'www-pt-br' lá [1]. Na página do
nosso grupo você encontrará Tarefas e (relatórios de) Erros em aberto,
verá o link para nossa página web[2] com documentação, políticas de
tradução, bem como indicação da documentação oficial para tradutores.
Alguns poucos detalhes em [2] precisam ser atualizados, mas tem muita
informação útil.

No relatório do GNUN[3] você encontra a relação de páginas traduzidas,
incompletas e não traduzidas. Ótimo lugar para iniciar uma tradução
para traduzir do zero. Após traduzir, crie uma nova Tarefa no Savannah
e anexe sua tradução.

A tradução do www.gnu.org é feita em arquivos PO (padrão do GNU
Gettext), os quais são convertidos em páginas HTML pela infraestrutura
do GNU após ser incluído ao código-fonte. Me fale se precisar de
informação sobre esse papo PO e GNU Gettext.

Sobre tradução da FSF, foge um pouco do escopo do grupo, que é feito
para o site do GNU. Porém, acredito que traduções da FSF podem ser
mencionadas e também divulgadas aqui, até pela afinidade. Se ninguém
tiver objeção, é lógico.

Da FSF, a única (até onde eu sei) que estamos envolvidos é o boletim
mensal de notícias Free Software Supporter, tradução feita por Eu e
Cassiano dos Santos em [4]. Se quiser participar, só abrir um issue lá
e a gente conversa.

Não creio que o site da FSF esteja sendo traduzido, apesar de
tecnicamente possível. Dúvidas neste sentido é com campaigns@fsf.org.
Se quiser iniciar isto, conte comigo.

No mais, à disposição para eventuais dúvidas.

[1] https://savannah.gnu.org/projects/www-pt-br/
[2] https://www.gnu.org/server/standards/translations/pt-br/
[3] https://www.gnu.org/software/gnun/reports/report-pt-br.html
[4] https://gitlab.com/rafaelff/fss-translation