Re: [lp-br-sp] Config Afternoon do nosso servidor

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Config Afternoon do nosso servidor
Date: Mon, 11 Nov 2013 16:59:48 -0200

On Friday, November 08 2013, I wrote:

> Dae,

Opa!

O Config Afternoon foi um sucesso :-).  Ainda falta bastante coisa pra
fazer, mas já deu pra dar uma boa adiantada.  Dêem uma olhada no que
foi feito e no que falta:

> - Verificar a melhor alternativa e instalar um servidor jabber

O Panaggio cuidou dessa parte.  Resolvemos testar o Prosody, e ele
funcionou sem grandes problemas.  Na verdade, foi bem fácil configurar!
O único "empecilho" foi o fato de eu e o Panaggio não entendermos
direito a documentação do Prosody a respeito de SSL e self-signed certs,
o que fez com que a gente ficasse batendo cabeça durante um bom tempo.
Mas agora já tudo OK.

FALTA: arrumar o esquema pra criarmos contas pra todos no servidor.
Isso vai depender do Trac.  Mais abaixo.

> - Terminar de configurar o Planet

Não fiz isso ainda.  Decidi me concentrar nas outras coisas mais
prioritárias.

> - Caso o Krisman apareça, começar a instalar/configurar o Trac

O Krisman não foi, mas eu resolvi fazer isso mesmo assim (foi mal!).  A
instalação do Trac e configuração do Apache foram tranquilas.  Agora
estou fazendo uns scripts pra automatizar tarefas, e assim que estiver
tudo certo eu já crio um meta-projeto pra administrar o servidor.  É
nele que vamos gerenciar criação de conta (tanto SSH quanto Jabber),
problemas de configuração, etc.

O Trac está em:

     <http://trac.libreplanetbr.org/>

Os dois únicos projetos por enquanto são de teste.  Eu também ainda não
habilitei a criação de contas.

> - Caso ele não apareça, configurar o servidor de e-mails pra oferecer
>   redirecionamento (address@hidden)

Também fiz isso.  O servidor já faz o redirecionamento quando existe um
.forward no seu $HOME, mas ainda não consegui configurar pra ele
rejeitar mensagens caso o .forward não exista...  Se alguém manjar de
exim4 e já souber como faz isso, aceito ajuda :-).  Senão, pretendo ver
isso mais tarde também.

Vou precisar configurar o exim4 pra conseguir enviar mensagens através
do localhost.  O Trac vai usar isso, e se bobear algum outro serviço
também...

Além disso tudo, eu também já havia configurado o librebot lá.  Pra quem
curte ler logs do canal via web, eles estão em:

      <http://libreplanetbr.org/~librebot/>

Acho que é isso.  Sugestões e opiniões são bem vindas!

Falou!