[lp-br-sp] GSEC e reflexões

From: edson duarte
Subject: [lp-br-sp] GSEC e reflexões
Date: Sun, 23 Mar 2014 21:26:10 -0300

olá!

ontem ocorreu o primeiro encontro do GSEC - Grupo Snowden de Estudos Criptográficos - no IC e foi bem melhor do que eu esperava.

para quem quiser ter uma ideia do que aconteceu:
http://www.ustream.tv/recorded/45181189

o que mais me interessou foi o foco em produzir que o idealizador quer ter, será criado um "fundo" para o projeto TOR e toda vez que um alguém conseguir contribuir com o projeto, a pessoa recebe 10% do fundo.

agora, para um primeiro encontro, o assunto não ficou tão técnico, o que foi bom pois quase ninguém entendia do assunto, mas gostei mesmo foi do interesse das pessoas, havia mais de 60 pessoas na sala, a maioria da computação mas ainda assim com pessoas de diversos cursos (incluindo pós) e ainda outras pessoas de fora da unicamp.

e eu não tenho certeza de que tipo de comparação quero fazer mas esse número de pessoas me fez pensar também no porquê de um assunto potencialmente tão mais técnico que software livre ter atraído tanta gente, enquanto que o gpsl e o libreplanet não parecem ter o mesmo efeito...

será que os dois focam demais nos alunos da computação? que não estão tão interessados em computação assim...
será que o assunto fica técnico demais?
será que atacar o windows/mac tão diretamente ofende os usuários?

eu moro com 12 leigos no assunto e todos usam alegremente seus windows, iphone e/ou whatsapp e se tento compartilhar alguma notícia (não técnica até) que seja sobre alguma falha de segurança/privacidade em algum desses, sou simplesmente ignorado.

é bem complicado isso... mas bom... é isso por enquanto :)

agradecido,
--
edson duarte