[lp-br-sp] GNU on a smartphone

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: [lp-br-sp] GNU on a smartphone
Date: Wed, 2 Apr 2014 00:06:20 -0300

http://cascardo.info/blog/GNU_on_a_Smartphone/

Estou começando este sistema, nada sério e grande como o GNU ... blah
blah  :-).

Quem quiser experimentar no seu smartphone, posso tentar dar alguma
dica, se puder ajudar. Estou trabalhando em conseguir jogar o Debian em
um cartão, algum initrd na partição de recovery, e subir algum ambiente
gráfico, ainda que seja um terminal em um framebuffer em userspace, pra
começar o "agito".

Quem tiver a fim de entrar na brincadeira, um bom começo é começarmos a
documentar na nossa wiki [1].

O bootimg certamente merece muito amor, e é uma ferramenta importante
para o bootstrap e instalação do sistema.

Por que eu não usei o código do Android pro bootimg? Porque ele não é
GNU. Sua licença é Apache License 2.0, enquanto optei por GPLv3 ou
superior. Seu sistema de build é aquele do Android, parece quase exigir
compilar o sistema inteiro por causa de uma simples ferramenta. Prefiro
utilizar autoconf e automake, e permitir a compilação de cada
componente, ligando com bibliotecas instaladas no sistema. E a
ferramenta do Android exige algumas das suas bibliotecas internas. Eu
utilizei apenas GNU libc.

Abraços.
Cascardo.

[1] http://wiki.libreplanetbr.org/Mobile/booting/