Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec
Date: Wed, 02 Apr 2014 12:48:33 -0300

On Wednesday, April 02 2014, edson duarte wrote:

> Mas então, já assisti diversas palestras sobre o assunto e o pessoal sempre
> começa falando sobre a diferença de SL x OS... e no começo para mim, pelo
> menos, isso só me confundia hahaha
> Então estou pensando em focar mais no SL e mais para o final falar sobre a
> diferença...

Isso eu não sabia :-(.  Aliás, você pode sempre se manifestar durante as
palestras e dizer se tá confuso ou não!  Ajuda bastante :-).

> [...]
> conhece... então queria saber se alguém sabe de exemplos no mundo real onde
> as liberdades se aplicam mas ninguém percebe... como no exemplo sobre
> privacidade que o Sérgio deu no LibreBar, ao sugerir que pessoas deviam
> tomar banho de portas abertas se não tem nada a esconder...
> Eu achei que esse exemplo trás um princípio um tanto abstrato da computação
> para a realidade de um jeito bem interessante...
> Acredito que se desse para ter exemplos parecidos relacionados com as 4
> liberdades seria algo bem mais impactante...

Não tô com muito tempo pra escrever agora, mas também acho difícil ter
uma analogia pra cada uma das 4 liberdades :-P.  Aliás, sempre achei que
elas fossem auto-explicativas no caso de você ser da computação (que,
acredito, vai ser o seu público-alvo).  Pra quem não é da computação e
não sabe o que é código-fonte, fica um pouco mais complicado de
falar mesmo...  De início, eu acho que daria o famoso exemplo das
receitas de comida, etc.  Mas não sei se seria tão impactante.

Se eu conseguir pensar em algo mais tarde, eu volto a escrever.

> E queria saber se os slides das aulas para os bixos estão em algum lugar
> para eu ver e ter mais algumas ideias :)

<https://gitorious.org/gpsl/aulas_gpsl>

O slide da minha palestra sobre hackers, fortemente baseada na palestra
do Alexandre Oliva, está em:

<http://git.sergiodj.net/?p=talks/quem-tem-medo-hackers.git;a=summary>

Falou!