Re: [lp-br-sp] Oi Cascardo, li na lista e achei muito bacana o projeto "

From: address@hidden
Subject: Re: [lp-br-sp] Oi Cascardo, li na lista e achei muito bacana o projeto "GNU on a Smartphone"
Date: Wed, 2 Apr 2014 18:37:07 -0300

On Wed, Apr 02, 2014 at 06:03:41PM -0300, address@hidden wrote:
> interpreta meu email do Bol como spammer.)</span></div>
> projeto "GNU on a Smartphone", em especial por rodar nativamente sem
> emulação.</span></div>
> <em>pegadinha</em> de 1o de Abril:   <span style="background-color:
> #ffff99;">Last edited <span class="date">Tue <span style="background-color:
> style="background-color: #ffffff;"> ...rs)</span><br
> style="font-size: small;"><span style="font-size: small;">em futuro
> está o funcionamento da tela touchscreen, ok?</span></div>

Oi, Thiago.

Seu e-mail veio como somente-HTML pra mim. Eu geralmente ignoro as
mensagens, mas olho quem mandou e o assunto antes de apagar. Mas é
dificultoso ler seu e-mail. Procure alguma configuração que permita
enviar tanto HTML quanto texto. Desculpe se pareço rude neste
comentário, não é a intenção.

Quanto ao meu anúncio e o primeiro de Abril, é uma "tradição" que fiz em
2009, 2011 e decidi reinstituir este ano. Começou com o primeiro de
Abril do Empathy (software de comunicação com suporte a vídeo, entre
outros), que mostrava um gatinho no lugar da face do usuário, e
percebemos que um software que estávamos trabalhando na Holoscópio seria
capaz de implementar a "funcionalidade" de fato. Escrevemos uma rápida
prova de conceito e publicamos [1].

Daí, a idéia de publicar provas de conceito sobre coisas que aparentam
ser inúteis, inviáveis ou economicamente desinteressantes, mas que podem
ser úteis, viáveis e socialmente, ideologicamente ou mesmo
economicamente interessantes, ainda que em uma outra forma.

No caso do "GNU on a Smartphone", a idéia era chamar a atenção pra algo
que muita gente considera hoje "inútil" ("por que você não usa Android?
é livre também"), talvez inviável, e mostrar uma prova de conceito,
demonstrando que podemos fazer isso sim, e dar o pontapé inicial a um
projeto que eu sempre quis fazer, e que no penúltimo Libre Bar,
concluímos que deveríamos fazer.

A minha prova de conceito só demonstrou que é possível fazer o
bootstrap, isto é, carregar uma imagem inicial contendo software GNU,
sem depender de outros componentes do Android que não o kernel. Daí pra
frente, muito mais coisas precisam ser feitas, inclusive a interface
gráfica. E toda a parte que costuma ser super-proprietária que o
Replicant [2] remove ou substitui também teria que ser substituída.

Uma possibilidade é mantermos alguns componentes do Android, pra
suportar telefonia, wireless, e aceleração gráfica. Aliás, um destes
componentes, o kernel, precisa ser mantido, porque muitos dos drivers
que os fabricantes implementam pros telefones não estão upstream.

Esta estratégia permite suportar o maior número de dispositivos
possível, porque aproveitamos o trabalho feito pelos fabricantes. Basta
ser possível alterar o sistema que o bootloader usa. Se o bootloader for
"hackeável", pronto! Buscamos uma forma de extrair do aparelho aqueles
componentes necessários, e substituímos os demais pelo GNU.

A outra estratégia, mais lenta, mas não necessariamente oposta, isto é,
pode ser executada em paralelo, é substituir estes componentes pra cada
aparelho. Dá pra aproveitar parte do trabalho do Replicant, e talvez até
alguns aparelhos tenham hardware em comum, permitindo aproveitar o
trabalho feito pra um em outros aparelhos.

Por fim, ainda há toda a "stack" acima que precisa ser escolhida e
polida. Eu só subi um shell até o momento. Portanto, a parte de "touch",
telefonia, API para aplicações, etc., tudo precisa ser trabalhado. É
claro que pode ser tão simples quanto subir o GNOME e adotar o GNOME
como "stack", ou o KDE, principalmente na forma do Plasma Active [3].
Apesar de sempre ter sido um cara GNOME na disputa GNOME X KDE, eu boto
mais fé neste último, por uma série de razões que não vou discorrer no
momento. Mas entre elas, está o fato de que "funciona", foi projetado
para tablets e, portanto, deveria ser só instalar no aparelho e ser
feliz. É provável que eu siga por esse caminho, inicialmente.

Fico feliz em saber que posso ter um "beta tester" no futuro, mas ainda
estamos meio longe de ter algo que sua tia ou mesmo você queira usar, a
não ser que você tope ter apenas um shell no seu tablet, sem nem mesmo
um teclado virtual.  :-)

Abraços.
Cascardo.

[1] http://cascardo.info/html/kittensecrecy.atom.html